Latest Articles Include:
- The Earthenware and the Iron Pot: Nabuco's Utopia for the two Americas1
- Luso-Braz Rev 45(2):1-18 (2008)
Este artigo comenta dois discursos a serem proferidos por Joaquim Nabuco, respectivamente em 1908 na Universidade de Chicago e em 1909 na Universidade de Wisconsin, em Madison. Num deles Nabuco desenvolve tema sobre o qual vinha refletindo ao longo de trinta anos, qual seja o da contribuicao dos Estados Unidos para a civilizacao, enfocando, entre outras, a questao da imigracao. No outro, defende uma relacao entre as duas Americas (os EUA e a America Latina) baseada na amizade, que implica uma serie de conceitos de relacaes internacionais e fundamenta principios permanentes de politica externa. - Atraves do Atlantico: Dialogos luso-brasileiros em torno da lingua portuguesa (1820-1930)
- Luso-Braz Rev 45(2):19-44 (2008)
This article addresses the importance of the Portuguese language to Brazilian and Portuguese nationalism, focusing on the debate among writers and grammarians during the nineteenth and the beginning of the twentieth centuries. In both countries, the question of national language reflected anxieties about each nation's role in a broader civilizing project; in Brazil, concerns were expressed about race and progress, while, in Portugal, preoccupations with decadence and tradition came to the fore. An intense dialogue emerged between the two nations' literary communities that began when the idea was raised on both sides of the Atlantic that the future of the Portuguese language belonged to Brazil and led, eventually, to a more palpable compromise in which the two nations defended their common cultural roots. - From Revolution to Reflection: The National Anthems of the New Lusophone Worlds
- Luso-Braz Rev 45(2):45-67 (2008)
Os hinos nacionais, tais como as bandeiras, os braso.es, os selos e o dinheiro, sao elementos simbolicos que fazem parte de um equipamento que acompanha as reivindicaco.es de especificidade de cada nacao. As letras dos hinos dos paises pos-coloniais podem ser vistos como documentos ilustrativos, ja que reflectem as ideologias e preocupaco.es da era da independencia. Os temas mais comuns sao apelos ao despertar da nacao ou elogios as maravilhas unicas' do territorio nacional. No entanto, os hinos dos cinco paises da Africa lusofona e Timor-Leste diferem da maioria dos outros estados pos-coloniais na medida em que as elites politicas recorreram a poetas e escritores conhecidos e proclamaram a revolucao socialista. Enquanto que na maioria dos outros paises os hinos iniciais permanecem, no novo mundo lusofono a transformacao politica do socialismo para o capitalismo foi acompanhada pela substituicao-ou planos de substituicao-dos hinos. Os discursos de identidade nacional ! que inicialmente celebravam os herois de libertacao e preconizavam a construcao de um futuro prospero foram substituidos por hinos que enfatizam a cultura e o encanto do pais amado. - Conservatorio dramatico e musical de Sao Paulo: A primeira escola de teatro do Brasil
- Luso-Braz Rev 45(2):68-83 (2008)
This article studies the Drama and Music Conservatory of Sao Paulo as an acting school since its foundation in 1906. Although the institution is currently dedicated exclusively to music education, we need to remember that it was the first drama school in South America and represented an important aspect of the growth and modernization of theater in Sao Paulo in the early 1900s. It is on this latter aspect that this study focuses on as it provides background information and examines the role of the institution in the context of Sao Paulo and Brazilian theater of that period. The essay attempts to understand the artistic orientation of the acting program (until the 1940s when the course was eliminated) and to evaluate its merits and shortcomings throughout the years. - Race, Nation, Representation: Machado de Assis and Lima Barreto
- Luso-Braz Rev 45(2):84-106 (2008)
Na medida em que a questao racial entra em jogo na definicao da cultura brasileira, interessa examinar obras dos dois grandes romancistas afrobrasileiros do seculo dezenove, Machado de Assis e Lima Barreto. Ha tempo que a critica os opoe um ao outro. Em geral a oposicao se firma na forma pela qual representam a realidade em que se inserem as suas obras e personagens, e mais, pela qual representam a questao da presenca africana na cultura brasileira. O exame de algumas dentre as muitas obras que deixaram, mostra que, embora em geral a expressao seja diferente, as posicoes dos autores quanto aos problemas sociais e econocirc;micos que abordam e quanto as suas relacoes com questoes raciais, tem muito em comum. - Of Ghosts and Hierophants: National and Poetic Initiation in Fernando Pessoa's Writings
- Luso-Braz Rev 45(2):107-134 (2008)
Para os movimentos nacionalistas durante o seculo XIX e no comeco do seculo XX, a escrita da historia da nacao contribui para o estabelecimento e a afinacao da identidade nacional dentro da comunidade internacional. A participacao de Fernando Pessoa neste processo carateriza-se pelo seu fascinante uso da iniciacao como metafora para a representacao da espiritualidade (salientando o ocultismo e os mitos messianico-profeticos tradicionais), a poesia (focalizando-se no poder criador-desvendador do poeta), a lingua e a historia de Portugal. Dito processo deve estudar-se no contexto transnational da modernidade, visando, sobretudo, os seguintes fenomenos: o desenvolvimento do Estado-Nacao o predominio do imperialismo baseado na centralidade do Ocidente e o emprego da nacao como simbolo da religiao do estado secular-liberal. Sobressai a figura de D. Sebastiao como a incarnacao do Logos da nacao no que poderia chamar-se a Eucaristia nacional, ou seja, a reificacao, atraves da! producao e a leitura da poesia, da mitologia nacional para garantir a continuidade historica de Portugal. - In Less Than No Time: Maria Judite de Carvalho's "Tanta gente, Mariana"
- Luso-Braz Rev 45(2):135-153 (2008)
Maria Judite de Carvalho (1921-1998) e uma importante ficcionista portuguesa, com uma obra literaria marcada pelo excepcional conjunto de contos produzidos. Em "Tanta gente, Mariana" da coleccao de contos de titulo homonimo, a protagonista, Mariana, procura incessantemente uma identidade e um sentido que transcenda a vida e a morte. A subita consciencia da sua morte iminente provoca o inicio de uma cadeia de memorias, permitindo que o leitor testemunhe os momentos mais importantes da vida desta mulher: as memorias de infancia, o primeiro amor e casamento, a infidelidade de que e vitima, a perda do seu filho, e a sua situacao no momento presente. No presente ensaio procura-se reflectir sobre as tecnicas narrativas utilizadas, a constante alternancia entre o passado e o presente, a importancia da memoria, e o modo como a personagem feminina e caracterizada. Trata-se de uma mulher pouco convencional, que promove uma reflexao sobre nocoes de identidade e subjectividade. "T! anta gente, Mariana" configura-se assim como um operativo instrumento para questionar a sociedade portuguesa e o papel de mulheres escritoras durante o Estado Novo, permanencendo ainda como uma importante referencia para a contemporaneidade. - Language, Stigma and Identity: An Analysis of the Narrative Discourse of Racial Discrimination
- Luso-Braz Rev 45(2):154-176 (2008)
Este artigo analisa narrativas orais de discriminacao racial contadas em portugues por dois brasileiros, nordestinos, representantes da classe media baixa. Tal analise revela como a identidade dos narradores, enquanto vitimas de discriminacao, e linguisticamente construida atraves de seus relatos, a medida que eles expoem a natureza do preconceito racial em suas comunidades. Este artigo estuda narrativas orais em portugues brasileiro que ilustram como se manifestam as relacoes entre lingua e identidade; e analisa a relacao entre lingua e estigma racial atraves da perspectiva de individuos que foram protagonistas de experiencias discriminatorias. Tendo em vista que atitudes preconceituosas sao transmitidas atraves de relacoes criadas pela lingua, o estudo de tais narrativas pode ser util ao oferecer perspectivas para se compreender praticas e atitudes discriminatorias. - Spaces of Remembrance & Representation in the City: Jose Padilha's Onibus 174
- Luso-Braz Rev 45(2):177-189 (2008)
O presente artigo reflete sobre formas de "re-memoria" no filme Onibus 174 de Jose Padilha. Focaliza a construcao de uma geografia alternativa no filme, baseada na relacao entre grupos subalternativos e o espaco urbano. O artigo tambem considera como a auto-representacao do sujeito do documentario obscurece a fronteira entre performance e realidade.
No comments:
Post a Comment